Lestória - Arquivo lésbico e feminista português
Léstória - Arquivo lésbico e feminista, empoderamento e disseminação da história lésbica e LGBTI+ em Portugal
Enquanto associação, a nossa intervenção centra-se na defesa dos direitos de lésbicas* e na promoção de visibilidade positiva de lésbicas. Sabemos que sem história não existe movimento, que, sem sabermos quem somos e o caminho que já foi trilhado, dificilmente saímos dos processos de isolamento e invisibilização de que somos alvo enquanto minorias sexuais. A visibilidade positiva é um processo que apoia minorias em processos de empoderamento, numa sociedade ainda caracterizada pelo heterosexismo, patriarcado e machismo como mapeado pelos últimos estudos da Eurasian Lesbian Community (EL*C) sobre lesbofobia. Num contributo ativo que visa a sensibilização societária e o aumento de competências de profissionais de várias áreas para melhor compreender as necessidades de pessoas lésbicas em Portugal mas também para visibilizar a história do movimento lésbico no sentido do empoderamento, lutar contra a discriminação vivida por lésbicas e fomentar interações mais inclusivas, propomos
i) executar a catalogação e posicionamento ambicionando constituir um Arquivo lésbico e feminista ao dispor do público geral;
ii) oferecer ações de formação e informação para profissionais de educação, saúde, justiça, empresas do sector público ou privado e demais figuras chaves dentro dos sistemas públicos em Portugal.
Até a data, não existe nenhuma estrutura oficial de cultura que reuna o histórial de direitos sociais ligados à luta Lésbica em Portugal. Tivemos um excelente exemplo recente, entre outros investimentos culturais de curta duração, no Museu do Aljube Resistência e Liberdade em Lisboa, com a exposição “Adeus Pátria e Família” patente entre Junho 2022 e Janeiro 2023, que retratou as tensões e “resistências de diversidade sexual e de género durante a ditadura e após a Revolução”, na qual o Clube Safo também constou.
O investimento que se pretende com este projeto é a criação de um Arquivo histórico que seja permanente e esteja acessível a qualquer pessoa, permitindo, pela primeira vez, que qualquer pessoa lésbica (ou não) possa ter um sítio (físico e digital) disponível a longo termo para saber mais sobre a história lésbica em Portugal.
Objetivos da medida
- Combate à invisibilidade lésbica, não só para a sociedade alargada, mas também dentro da comunidade LGBTIQA+;
- Criar empoderamento lésbico a partir da história do movimento lésbico Português envolvendo troca entre pares;
- Promoção de ações de formação e materiais de apoio para profissionais de públicos estratégicos em áreas como a educação, saúde, justiça, comunicação social, segurança, trabalho e emprego, cultura e desporto, de modo a que se tornem agentes ativos/as no combate à discriminação e na defesa dos direitos Lésbicos, GBTI+ e humanos.
* Lésbicas*: mulheres, cis e trans, e pessoas não-binárias que se identifiquem como lésbicas, bissexuais, pansexuais, queer, sáficas.
Financiado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género