Lesbian 360º
O projeto Lesbian 360º tem o objetivo de responder a várias necessidades das pessoas lésbicas* a nível nacional.
Nos últimos 4 anos apercebemo-nos que existe uma carência em quatro áreas principais no que diz respeito às lésbicas: BEM-ESTAR, LÉSTORICIZAR (documentar e arquivar), CAPACITAÇÃO (de liderança e ativismo lésbico) e VISIBILIDADE/EMPODERAMENTO (ter mais actividades mais regulares), sabendo que apesar de separarmos estas áreas, todas elas conversam entre si e contribuem umas para as outras. Por isso, acreditamos numa estrutura circular para estes projectos, em que as nossas actividades são separadas para responder a estas quatro áreas mas no entanto todas contribuem para o empoderamento e visibilização de lésbicas em Portugal.
Para o BEM-ESTAR, apercebemo-nos da falta de apoio e de conhecimentos sobre questões sociais/psicológicas/saúde, pelo que queremos implementar uma linha de apoio telefónico para lésbicas com dois objectivos principais: recolher dados sobre os problemas enfrentados pela nossa comunidade e pressionar a elaboração de políticas para os resolver, ao mesmo tempo que apoiamos e ajudamos as lésbicas em Portugal a resolver os problemas que elas trazem. Acreditamos no poder do intercâmbio comunitário e apoio entre pares por isso, propomos também um grupo de apoio online para lésbicas que faz parte de um projeto de voluntariado em curso que desenvolvemos durante 2 anos, a que chamamos PsiLés, que envolve actividades online, mas também reuniões (4) presenciais.
Para o LÉSTORICIZAR (documentar e arquivar as nossas histórias) estamos a criar uma parceria com uma pequena empresa liderada por lésbicas chamada queer lisbon tours para criar os passeios lésbicos em lisboa que serão alimentados pelas histórias que iremos recolher num documentário, “Safo: do início ao Futuro”. Onde queremos recolher testemunhos das primeiras ativistas lésbicas (20) do Clube Safo, algumas bem conhecidas, outras que se perderam no tempo. Queremos também continuar a documentar as nossas actividades através da nossa própria publicação, a Zona Livre. A vontade de manter esta publicação é também histórica, uma vez que tem sido o principal meio de comunicação do Clube Safo desde a sua implementação em 1996.
Para a CAPACITAÇÃO (da liderança e do ativismo lésbico) queremos promover dois espaços de formação e discussão com duração de dois dias cada, em torno de temas que têm sido importantes para a manutenção e sustentabilidade do nosso ativismo coletivo e construção da comunidade. Entendemos que temas como, lidar com a violência e o uso da linguagem neutra são importantes de dominar, por isso gostaríamos de sugerir formação para a nossa direcção (alargada) nestes temas, ao mesmo tempo que estes momentos funcionam também como actividades de team building para construir capacidade mas também sustentabilidade para o nosso trabalho diário.
Para a VISIBILIDADE queremos renovar site clubesafo.pt que é o nosso principal ponto de contacto para quem não nos conhece e reavivar o mapa online LES friendly, para contribuir também para o bem-estar, pois facilitará o conhecimento das pessoas sobre serviços e locais que são friendly para lésbicas. Este mapa serve também como uma ferramenta de documentação onde podemos mapear os serviços que existem, perceber os que podem estar em falta, mas também que podem ter desaparecido. Chamamos a este mapa de LES friendly, que é o nome de um mapa criado em 2018 pelo génio lésbico Eduarda Ferreira (que foi membro da direção do Clube Safo) e retomando-o onde foi deixado, criando uma parceria com a sua criadora.
* Lésbicas*: mulheres, cis e trans, e pessoas não-binárias que se identifiquem como lésbicas, bissexuais, pansexuais, queer, sáficas.