Ana Pires (ela/dela)

Sou mulher, queer, bisexual, anarquista relacional, brasileira e portuguesa, também conhecida como indecisa, fluída ou geminiana xD

Penso que o facto de a minha mãe ter decidido voltar para Portugal acelerou o meu despertar para o ativismo. Por mais que sofresse de bulying por ser gorda, foi quando senti discriminação pelo meu sotaque no aeroporto, na escola, no café que entendi o peso da opressão sistémica. Foi quando senti essa agressão que realmente comecei a entender a necessidade de lutar por Direitos Humanos.

Enquanto estudava Comunicação tive o meu despertar para a luta feminista interseccional, antirracista, pelos direitos LGBTQIAP+, assuntos sobre os quais vejo-me como eterna aprendiz. Comecei a voluntariar-me, participar de marchas, convívios, conversas. Percebi assim o poder e a força que existe em nos organizarmos para lutar pelos nossos direitos.

Acredito que se queremos mudanças a nível social temos de transformar essa vontade em ação e encontrar formas de contribuir, de ajudar a reclamar espaço para existirmos sem medo, livres para sermos quem somos - é por isso que estou no Clube Safo!