Autora: Clube Safo / Publicado em:

Dia Mundial do Cancro

O Clube Safo veio ajudar-te, seguem-se duas imagens para um auto exame da forma mais correta de o fazer e analisar os sintomas. Esperemos que seja um incentivo a cuidar e a estar atentas aos sinais.

Quais são os sintomas?

• Perda de peso inexplicável

Para todas as mulheres, pode parecer milagre a perda de peso (5 ou mais quilos) de forma repentina e inexplicável. No entanto, este sintoma deveria ser motivo de preocupação, já que é um dos primeiros sinais de cancro da mama.

• Cansaço

Sentir-se cansada depois de um dia de trabalho ou de uma situação tensa é muito comum.
O risco começa a existir quando o cansaço se torna crónico e não desaparece, apesar de se dedicar o tempo necessário ao descanso.

• Sangramento ou hemorragias anormais

Qualquer tipo de sangramento ou hemorragia sem ser esperada pode ser um sinal de alerta, seja de cancro ou de outra doença.

• Nódulos

A maioria dos nódulos costuma ser benigna, mas mesmo assim as mulheres devem estar atentas.
Durante anos fomos advertidas de que os nódulos nos seios podem ser um sinal de cancro. No entanto, o seu aparecimento nem sempre significa a doença, já que os nódulos podem surgir por uma infecção ou quistos.

• Alteração na pele

A pele que cobre o seio também pode sofrer alterações que nos alertam sobre a possível presença do cancro. Entre os sinais destacamos a vermelhidão, presença de feridas, mudanças de cor, celulite ou aspeto «casca de laranja».

• Retracção dos mamilos

Ao examinar os seios, é muito importante observar com atenção os mamilos para verificar se estão normais e não apresentam nenhuma alteração.
A retração dos mamilos é um sintoma quase evidente de cancro da mama.

• Dor na mama

Nas primeiras etapas, é pouco comum sentir dor nas mamas ao apertar ou apalpar um pouco os seios.
No entanto, quando a doença começa a avançar, é muito comum sentir sensibilidade e dor nos seios ao tocá-los.
É importante lembrar que devemos ficar atentas para não confundir com a dor causada pela tensão pré-menstrual, ou por alguma infecção como a mastite.
Mudanças no tamanho das mamas
O tamanho das mamas é muito importante para detectar o cancro a tempo. Notar que uma delas está inflamada ou com um tamanho diferente é um sinal que requer atenção imediata.

• Secreção no mamilo

Muitas vezes, a secreção no mamilo não é um problema e desaparece depois de poucos dias.
No entanto, em muitos casos foi reportado este aspecto como um dos sintomas, já que as mulheres diagnosticadas manifestaram ter uma secreção com odor forte em um ou nos dois mamilos.

Fonte: medicosdomundo.pt