Autora

Autora: Clube / Publicado em:

Apoiamos as feministas e jogadoras de futebol Espanholas

Seguimos com fervor o Campeonato do Mundo de Futebol em que a seleção Portuguesa fez História para o futebol feminino, mas não só.

As grandes vencedoras, a equipa do país vizinho, Espanha foi possível graças a jogadoras fantásticas, incluindo destemidas representantes de minorias interseccionais como lésbicas, ciganas e negras.

Assistimos e celebramos o Campeonato do Mundo com alegria e orgulho. Foi a festa lésbica das nossas vidas, com mais de 100 jogadoras na globalidade de todas as equipas. O futebol profissional é um lugar que impõe por excelência regras patriarcais e de opressões capitalistas, no entanto, as lésbicas e as mulheres de minorias conseguem existir, resistir, lutar e ganhar efetivamente a grande Taça.

Gostaríamos de ter apenas celebrado estas jogadoras por serem fantásticas atletas! Mas o futebol é de facto um lugar de poder masculino e, durante a celebração da vitória Espanhola, o presidente da Federação de Futebol deste país beijou sem consentimento os lábios de Jennifer Hermoso, uma das fantásticas atacantes da equipa. Logo após o facto, Hermoso disse "não gostei, mas o que podia eu fazer?".

No dia da sua celebração, um homem, que na realidade é o seu patrão, agrediu-a sexualmente em frente ao mundo inteiro. Recentemente, a Espanha aprovou a lei "Solo sí es sí", movida e motivada pelo consentimento como tema principal, o que torna o beijo de Rubiales um crime.

Kika Fumero, antiga directora do Instituto da Igualdade das Ilhas Canárias e ex-membro da direção da EL*C em declarações a este organismo diz: "Preocupa-me que a Federação tente agora esconder esta notícia, apagando o vídeo e pressionando as jogadoras a declarar que está tudo bem. Isto é a cultura da violação no seu auge".

Apoiamos todas e todes as/es feministas e as jogadoras de futebol espanholas e pedimos a demissão imediata de Luis Rubiales.

#RubialesDimision

#DemissãoparaRubiales

(texto traduzido e adaptado do comunicado da EL*C EuroCentralAsian Lesbian* Community)

Bem-vinda

Se és associada do Clube Safo inicia sessão para aceder a todas as edições do boletim Zona Livre.

Quero tornar-me sócia

🍪 O nosso site usa apenas os cookies necessários para segurança e funcionalidades básicas. Não guardamos informações pessoais. Para saber mais clica aqui.